Sharingan

Usuário: Clã Uchiha e Hatake Kakashi
Descrição: Esse é o Doujutsu dos Uchihas, o Sharingan é o olho que prevê movimentos e copia qualquer ataque que não seja outra Kekkei Genkai, mas podendo o prever. Esse doujutsu possui, além da previsão de movimentos, a visão de fluxo de chakra que é o poder que os Uchihas usam para copiar e ver através dos jutsus do adversário, porém, se for bem desenvolvido, pode ter outras ultilidades, como o uso de genjutsus. Os Uchihas podem ver através de qualquer jutsu e encontrar seu ponto fraco e descobrir como os jutsus funcionam, possibilitando a cópia do jutsu. Como não se pode copiar kekkei genkai, o Sharingan pode adaptar qualquer hijutsus. Para o despertar é necessário que o Uchiha sinta muita raiva e um sentimento muito forte. Foi o caso de Obito e de Sasuke, ambos em ocasiões desesperadoras ou de muita raiva. O Sharingan é considerado melhor que o Byakugan, pois ele tem 5 níveis diferentes, mas uma vez que se avança de nível, é impossível voltar atrás.

Sharingan Nivel 1

Usuário: Clã Uchiha
Rank: C
Nota: Uchiha Sasuke inicialmente possuia somente um olho com o Sharingan Nível 1
Jutsus que se Executa: Sharingan Soufuusha Sannotachi, Fuuin no Copy
Descrição: Esse é o nivel primário que possibilita apenas uma prêvisão de movimentos parcial e a cópia de movimentos simples. Não pode desvendar jutsus por completo, pois não possui visão de fluxo de chakra, isso impossibilita de copiar jutsus de qualquer tipo, porém, mesmo assim o Sharingan pode perceber e antecipar os movimentos do adversário podendo perceber em parte como será a movimentação do alvo.
O sharingan tem duas partes essenciais: o olho perfurador que copia os movimentos do adversário sendo sendo eles genjutsu, ninjutsu ou taijutsu, e o olho hipnótico que se infiltra na mente do adversário fazendo com que ele duvide de si mesmo e também espera o minimo descuido do adversario para se antecipar a seus movimentos.

Sharingan Nivel 2

Usuário: Clã Uchiha, Kakashi Hatake
Rank: B
Jutsus que se Executa: Chakra Ryuudou e Kagami Sharingan no Gen
Descrição: O segundo nível do Sharingan já mostra o valor desse doujutsu. O Uchiha pode desvendar e copiar Taijutsus e movimentos simples descobrindo seus pontos fracos, além da visão de fluxo de chakra do local, podendo diferenciar o que é um jutsu ou não se livrando de clones, transformações, genjutsus fracos, selos, tudo que tenha chakra armazenado. Nesse nível o poder de antecipação de movimentos do Uchiha se torna melhor, o possibilitando antecipar e contra-atacar com mais facilidades os ataques inimigos.

Sharingan Nivel 3

Usuário: Clã Uchiha, Kakashi Hatake
Rank: A
Jutsus que se Executa: Magen • Kyouten Chiten
Descrição: O terceiro nivel mostra o quanto o Sharingan é poderoso. O Uchiha pode desvendar e copiar qualquer jutsu (Nin, Tai ou Gen) de qualquer Rank e descobrindo os pontos fracos (Nesse caso hijutsus também entram), não podendo ser enganado por nenhum jutsu que já tenha visto antes. Nesse nivel a visão de fluxo de Chakra é perfeita e o Uchiha pode ver qualquer coisa que possua chakra armazenado em seu campo de visão, melhorando sua antecipação de movimentos. O Sharingan Nv3, também é o nivel onde o Sharingan começa a demonstrar seus poderes de manipulação de jutsus, podendo usar ninjutsus ou genjutsus apenas com simples olhares.
* Paralisia: Ao olhar nos olhos da vítima, o Uchiha faz o inimigo perder o controle do movimento do corpo (hipnose total), paralisando-o por algum tempo (Precisão do usuário VS Resistência/Habilidade do alvo).
* Verdade: Hipnotizando a mente do alvo, o Uchiha faz perguntas e o alvo só consegue responder a verdade (Leitura corporal), o alvo não conseguirá mentir (Precisão do usuário VS Percepção do alvo).
* Ilusão: O Uchiha usa genjutsus apenas com os olhos ou cria ilusões na mente do alvo (a imagem do zabuza atras do Kakashi enquanto os dois lutavam) para tirar a concentração (Precisão do usuário VS Percepção do alvo).
* Persuasão: O Uchiha com a hipnoze, confunde o alvo e o faz acreditar em qualquer coisa que ele diga (Eu vejo o seu futuro, é a morte), deixando o alvo em pânico e tirando sua concentração. Esses efeitos podem ser usados apenas um de cada vez e se conseguir olhar diretamente nos olhos do inimigo apenas por um instante.
* Dano: Prende o inimigo em um dos efeitos (apenas um de cada vez para qualquer um que olhe em seus olhos).

Mangekyou Sharingan

Usuário: Uchiha Madara/Tobi, Uchiha Itachi, Hatake Kakashi e Uchiha Sasuke (Este herdado de Uchiha Itachi).
Rank: S
Nota: Esse é o 4º nível do Sharingan
Jutsus que se Executa: Tsukuyomi, Amaterasu e Susanoo
Descrição: O nível mais avançado do Sharingan, só é conseguido, segundo Uchiha Itachi, matando seu amigo mais próximo. O Mangekyou é o nível no qual o ninja pode usar seus melhores jutsus com um simples cruzar de olhos, não dando chance do inimigo escapar se olhar um Uchiha apenas em seu rosto. Nesse nivel também os dois jutsus lendários podem ser manifestados sendo os mais poderosos utilizados pelos Uchihas, porém oculto para os outros que não são membros do clã. Esta fase do Sharingan tem o poder de controlar a Kyuubi, porém o seu uso deixa o usuário cego, o que o fez ser considerado amaldiçoado. Uchiha Sasuke, como visto no capítulo 397, herdou (segundo Uchiha Madara) as técnicas desse Doujutsu, porém somente a técnica Amaterasu de seu irmão, Uchiha Itachi, quando esse tocou a testa de Uchiha Sasuke e passou seu sangue próximo ao olho do mesmo, antes de morrer.

Fuumetsu Mangekyou Sharingan

Usuário: Uchiha Madara/Tobi
Rank: S
Nota: Esse é o 5º nível do Sharingan.
Descrição: O Fuumetsu Mangekyou Sharingan é até, onde se sabe, o nível mais alto do Sharingan. Este, ao contrário do nível anterior, não tem como consequência a cegueira do usuário, mas sua obtenção requer um grande sacrifício (de modo similar ao Mangekyou Sharingan, cuja obtenção requer a morte do melhor amigo): os olhos do irmão do usuário do Mangekyou Sharingan. Esta técnica ainda é misteriosa, mas sabe-se que Uchiha Madara foi o primeiro e, até o momento, único shinobi a usar este nível de Sharingan. Citado no mangá como "inevitável poder", foi mostrado que Madara podia controlar a Kyuubi utilizando este nível de sharingan.